Adblue é um composto que é utilizado para reduzir os produtos mais poluentes causados pela combustão do motor, só está disponível para veículos a gasóleo, e a forma de o reabastecer é semelhante à do gasóleo.

Este composto é basicamente água desionizada com 32,5% de ureia, pelo que não polui o ambiente.

A missão da Adblue é transformar as partículas expelidas pelo tubo de escape, chamado NOx, numa mistura menos agressiva para o ambiente.

NOx é um gás formado pela combinação de oxigénio e azoto.

É uma substância corrosiva para a pele e as vias respiratórias, causando vermelhidão e queimaduras cutâneas graves.

 


O mais importante sobre a Adblue é que nunca podemos deixar o tanque vazio, pois em muitos modelos uma vez gasto o carro não arranca, embora na grande maioria, isto nos avise que nos deixe usar o nosso veículo alguns quilómetros antes de não arrancar.

Ao comprar tambores deste composto, é aconselhável não os armazenar durante mais de um ano, uma vez que tem uma data de validade e as suas propriedades deixam de ser efectivas após este período.

Podemos encontrá-lo em estações de serviço em bombas como quando vamos reabastecer diesel, em garrafas de 2 litros a 10 litros.

Os tanques têm geralmente entre 12 e 17 litros, o que dá cerca de 6.000 ou 8.000 quilómetros.

 

Dependendo da marca, podemos encontrá-la com diferentes denominações como BlueTec, BlueHDi, BlueMotion, EcoBlue, Blue+, BlueTec, etc...

 

fonte:https://www.spgoficinas.com/pt/noticias/o-que-e-adblue/_id:26/

Obrigatório

Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 19h.