Renault 5 Turbo 3E pode ser produzido, diz CEO


Empresa francesa lança protótipo totalmente elétrico sucessor do famoso Turbo 2, completo com modos de drift

Já se passaram 50 anos desde o lançamento do Renault 5 e, para dar início à celebração, o icônico Turbo 2 foi reinventado como um drifter elétrico de 374 cv.

 

O protótipo Renault 5 Turbo 3E, que se junta ao Renault 5 no Salão do Automóvel de Paris, foi criado para mostrar que os EVs podem ser divertidos, disse o vice-chefe de design Gilles Vidal, enquanto homenageia as variantes esportivas especiais do passado da empresa francesa.

Para fazer isso, três modos de drift foram adicionados - algo não visto no hot hatch original dos anos 80. Estes programam o carro para permitir drifts fáceis, donuts ou apenas uma condução rápida e “lúdica”.

Quando um dos modos de drift está ativo, faixas de LED rosa, azul e amarelo piscam na frente do carro, aumentando a “vibe de videogame dos anos 80”.

Quer mostrar aos seus amigos suas habilidades de drifting? A Renault também pensou nisso, integrando 10 suportes de montagem para câmeras, como GoPros, dentro e fora da carroceria.

A deriva é ajudada por um chassi tubular rígido, uma base plana, uma barra de rolagem, um corpo de fibra de carbono e um amplo ângulo de direção.

Uma entrada de ar profunda na frente do carro ajuda na força descendente e esfria a bateria e uma asa enorme empurra as rodas traseiras para a estrada para manter o carro plantado.

Essas rodas são acionadas por um motor cada, combinando-se para produzir 379 cv e 702 Nm.

Elas podem empurrar o 5 Turbo 3E de 0-100 km/ph em apenas 3,5 segundos e até 199 km/h.

Uma bateria de íon de lítio de 42 kWh alimenta os motores, que podem ser totalmente carregados em duas horas por meio de um carregador de 32 A. Um alcance de cerca de 200 milhas é esperado, embora nenhum número oficial tenha sido dado.

A Renault está pensando seriamente em fazer o Turbo 5 3E, confirmou o chefe da empresa Luca de Meo. “A questão é se temos dinheiro para isso”, acrescentou.

 

fonte: https://www.autocar.co.uk/car-news/new-cars/renault-5-turbo-3e-racer-possible-production-says-ceo

 

Obrigatório

Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 19h.