Renault Morphoz, um SUV elétrico que estica e encolhe e consegue 700 km de autonomia.
O Salão Automóvel de Genebra foi cancelado por causa do Coronavírus. Nesse sentido, algumas marcas, como a Renault, não puderam mostrar de forma habitual os seus produtos. Contudo, a Renault tem preparado um elétrico muito interessante, uma espécie de “transformer“. O Renault Morphoz é um espetacular protótipo futurista que vai de urbano a SUV em poucos segundos.
Segundo a empresa, muitos dos aspetos e tecnologias presentes neste protótipo poderão em breve ser vistos nos carros elétricos que a marca irá lançar.
Carro Elétrico com um conceito Transformer.
Na verdade, este carro tem a capacidade de se transformar, é flexível e não apenas no exterior.
No Modo Cidade o carro é um crossover urbano de 4,4 metros, mas se o seu proprietário precisar viajar, ativa o Modo Viagem e o seu tamanho estende-se, em poucos segundos, até 4,8 metros.
A coreografia é impressionante uma vez que o chassi, na área do eixo dianteiro, cresce. Conforme podemos perceber, os painéis sobrepostos na área das asas são aqueles que permitem este ‘puxão’ na frente.
Na traseira, o espaço de carga é aumentado, embora desta vez a posição do eixo traseiro permaneça inalterada.
O espaço interior, logicamente, também é aumentado. Temos um habitáculo mais ou menos convencional para uso diário – embora a plataforma específica para veículos elétricos em que o Renault Morphoz nasceu já tire o máximo partido das possibilidades destes automóveis.
Bateria extra permite passar dos 400 aos 700 km de autonomia
Por outras palavras, com o Morphoz temos um carro para todos os usos, também no aspeto funcional. Se o utilizarmos como um carro de uso diário, o crossover elétrico é alimentado por uma bateria mais pequena (40 KWh, o que nos dá autonomia para 400 km).
Contudo, se o que exigimos é um veículo para viagens longas, podemos aumentá-lo para aumentar a capacidade da bateria, uma vez que poderíamos acoplar uma bateria adicional de 50 kWh para somar um total de 90 kWh, semelhante à de um quattro Audi e-tron, por exemplo. Segundo a Renault, neste modo é possível percorrer 700 km com uma única carga.
Morphoz terá carregamento por indução e não só!
Além da novidade do carro esticar e encolher, ele também apresenta algo que já se fala há algum tempo, carregamento sem fios. Assim, o Renault Morphoz poderá carregar por indução, até mesmo em movimento. Isto, claro, se as estradas permitirem esta funcionalidade um dia.
Outros detalhes interessantes são a direção nas quatro rodas (a tração está na traseira) e a conectividade 5G, tanto no interior do automóvel como para a comunicação com o exterior.
fonte: https://pplware.sapo.pt/motores/renault-morphoz-um-suv-electrico-que-estica-e-encolhe-e-consegue-700-km-de-autonomia/